o que é seo

O que é SEO? Descubra neste post!

Você sabe o que é SEO e qual sua importância para o marketing digital? Essa sigla é bastante comum nas agências de comunicação, mas muitas vezes os clientes não entendem o conceito. Por isso, preparamos um conteúdo especial para você saber o que é SEO e como a técnica pode ajudar sua empresa a crescer na internet. Acompanhe a leitura! 😉

 

O que é SEO?

 

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca, em tradução livre). Essa técnica serve para posicionar melhor os resultados que aparecem quando alguém faz uma pesquisa em buscadores como o Google – o mais usado do mundo.

Vale destacar que o Google organiza os resultados de modo que os melhores (de acordo com seus algoritmos) sempre ficam nas melhores posições orgânicas (topo da primeira página). Sabe por que estar nesse ranking é tão importante? Porque 30% dos cliques são nos três primeiros links apresentados na página de resultados e menos de 1% dos usuários acessa os conteúdos das páginas seguintes.

Quando falamos de resultados orgânicos, nos referimos a resultados gratuitos, ou seja, textos com SEO não exigem investimento em anúncios (eles tendem ganhar posições naturalmente a médio e longo prazo), mas sim no uso de palavras-chave, volume de texto e mídias adicionais como fotos e vídeos. Assim, os algoritmos do mecanismo de buscas interpretam aquela página como mais relevante.

Por isso, quem quer se destacar no Google, Yahoo!, Baidu e outros sistemas precisa saber o que é SEO e investir nessa metodologia – tanto para site e blog quanto para descrição de produtos em lojas virtuais e marketplaces.

 

Vantagens de usar SEO

 

Agora que você já tem uma ideia de o que é SEO, precisa conhecer as principais vantagens dessa técnica para fortalecer sua presença online.

 

TRÁFEGO PARA O SITE

Digamos que você tem um escritório de advocacia especializado em causas cíveis e enfrenta o seguinte problema: parece que os usuários nunca encontram seu site. O erro pode estar em uma série de fatores, inclusive na falta de SEO.

Em muitos casos, é preciso fazer uma análise minuciosa em toda a estrutura do site para otimizar os textos e imagens de cada página. Outra estratégia interessante é criar um blog com pautas relacionadas ao nicho de atuação – sempre seguindo as técnicas de otimização SEO.

Além de aumentar o fluxo de visitantes no site, o SEO ajuda a atrair público qualificado. Pessoas realmente interessadas nos seus produtos ou serviços chegarão à página com mais facilidade. No caso do nosso exemplo, há mais chances de atrair quem necessita de advogado para causas cíveis (sua especialidade) em vez de outras varas.

 

AUTORIDADE DA MARCA

Se você pesquisar por “agência de marketing” ou “o que é SEO”, provavelmente acessará os sites apresentados mais no topo, correto?

Isso acontece porque os primeiros resultados orgânicos costumam transmitir mais credibilidade, pois confiamos na eficiência do buscador (se um site está bem colocado é porque contém a resposta para o que procuramos). Portanto, saber o que é SEO, utilizar a técnica com sabedoria e ganhar boas posições nas ferramentas de busca faz sua marca ganhar mais autoridade, afinal, você sabe do que está falando.

 

EMPURRÃOZINHO NO FUNIL DE VENDAS

Nem sempre estamos pesquisando algo com intenção de compra, mas às vezes chegamos a um blog, gostamos do texto, acessamos outros posts e de repente estamos simulando uma compra ou fazendo orçamento. Isso é funil de vendas puro!

No marketing digital, o SEO é utilizado como uma das ferramentas para atrair usuários por meio de conteúdos de valor. Em vez de abastecer a página apenas com abordagens comerciais (descritivo de produtos, novas promoções, últimos lançamentos), que tal apostar em assuntos que atestem sua expertise?

As marcas de cosméticos são ótimos exemplos para ilustrar essa reflexão. Quantos shampoos veganos você tem visto ultimamente? Provavelmente muitos, já que essa é uma tendência de mercado que cresce cada vez mais.

Por que, então, escolher a marca X e não a Y ou Z? Além da faixa de preço, o que influenciaria sua decisão: uma marca que fala apenas dos benefícios prometidos ou uma que explica a origem das matérias-primas, justifica a escolha dos ingredientes e conta sobre seu real engajamento com a sustentabilidade?

O ideal para destacar esses diferenciais é usar a técnica SEO, assim, além de entregar conteúdos informativos e de qualidade, terá maior probabilidade de ser encontrado.

 

Agência de marketing para SEO

 

O principal motivo para contratar uma boa agência para fazer o SEO da sua empresa é o pensamento estratégico. Aliado a ações conjuntas de marketing digital, é possível utilizar o SEO para ganhar os holofotes dos buscadores, fortalecer sua imagem online e converter visitas em vendas.

Mostramos para você o que é SEO, sua importância e benefícios. Precisa de uma ajuda para iniciar um projeto? Entre em contato conosco. Estamos cheios de ideias para ajudar sua empresa a decolar na internet! 😊